Marketing para Pequenas Empresas: Saiba como divulgar o seu negócio

Marketing para Pequenas Empresas: Saiba como divulgar o seu negócio

E se fosse possível vender mais com uma boa estratégia de marketing digital? E o melhor: com custo zero. Veja como o seu negócio pode ser impulsionado essas dicas de marketing! Lembrando que a Ono Digital atende São José do Rio Preto, Catanduva e Região.

Focar em estratégias de Marketing é chave para o seu sucesso. E você não precisa de nenhum investimento para entender o mercado, aprender marketing digital e começar a aplicar técnicas simples e efetivas. Basta você dispor algum tempo e esforço. Acredite, cada minuto valerá a pena. Todo dia surgem novas oportunidades para o seu negócio na internet.

No começo você terá muitas dúvidas como:

  • Por que sua empresa precisa fazer marketing no Facebook?
  • Como capitalizar o tráfego do meu site?
  • Como monetizar contatos da internet?
  • Como medir o que realmente funciona?
  • O que é CRM e por que é importante?

E para todas essas dúvidas nós temos respostas fácil e que você poderá fazer com baixíssimo custo. Se quiser bater um papo sem compromisso entre em contato com a gente pelo chat abaixo ou mande uma mensal no WhatsApp que se encontra no topo do nosso site.

A tecnologia mudou o mundo. Antes, pequenas empresas concorriam com as grandes. As grandes concorrem com milhares de pequenas empresas com voz pela internet. Isso mudou tudo. No entanto, é vital que você também não tente bater de frente com gigantes pela internet. Elas possuem grandes times e espaços em sites e outros meios digitais muito populares.

A Internet deve se tornar um aliado do seu negócio hoje, amanhã e sempre. Mas para isso, é preciso sempre se atualizar, tentar entender como funcionam essas tecnologias e buscar as melhores práticas.

Assim, é possível esquecer a crise e focar nos desafios de hoje, utilizando a tecnologia para fazer mais com menos.

Tenho certeza que essas dicas de marketing para micro e pequenas empresas ajudarão o seu negócio a conquistar mais clientes e vendas.


Dicas de marketing para micro e pequenas empresas

Como utilizar estratégias de marketing online para a sua pequena empresa? É possível atuando sozinho? Esta é uma dúvida para muitos empreendedores, afinal, são milhares de ferramentas disponíveis. E dominar o marketing para micro e pequenas empresas não é fácil.

Os recursos são mais limitados e a margem para erros é bem menor. Esse é o fator que torna a internet a solução econômica e eficiente para micro e pequenas empresas que querem aumentar a visibilidade do seu negócio.

Você já usa a internet para vender mais

A internet já não é mais novidade. Diariamente, fazemos uso de e-mail para negócios, acessamos sites, conversamos com clientes por chats, compramos em lojas virtuais, utilizamos as redes sociais.

Porém, por tê-la incorporado às nossas vidas tão rapidamente, esquecemos às vezes que esses usuários presentes na internet, também são nossos clientes e consumidores. Mais do que navegar na internet, os usuários estão ditando regras e tendências, moldando a relação dos consumidores com as marcas.

O grande barato da web é que ela proporciona a chance de o pequeno competir saudavelmente com o grande, com as mesmas ferramentas e estratégias.

Por isso, você deve aproveitar a Internet para o seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ou recursos e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes por meio de uma estratégia coerente, eficiente e eficaz.


Dica 1: Pesquise as oportunidades

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto.

A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão.

Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

Dica 2: Construa sua presença online

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente (nós fazemos isso)!

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.

Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Dica 3: Faça um plano de marketing prático

O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário.

O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado.

Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região.

Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.

Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda.

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto à satisfação dele com produto em si.

Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.

Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.

Dica 6: Calcule o retorno do marketing

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é o seu público e qual o efeito esperado.

Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Dica 7: Tome cuidado com o desconhecimento!

O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital.

Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas (como o nosso blog).

Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!


Mais 13 dicas rápidas e práticas de marketing para micro e pequenas empresas:

  1. Continue estudando mais dicas de marketing para micro pequenas empresas;
  2. Trace um planejamento de marketing digital;
  3. Posicione-se na internet diferente de todos os seus concorrentes;
  4. Invista pelo menos 1h por dia acompanhando e otimizando o seu marketing digital;
  5. Crie um site com blog e redes sociais voltado para vendas com uma rotina semanal de atualização;
  6. Trabalhe duro e goste de usar a internet para o seu negócio (trata-se de uma construção contínua e às vezes demorada);
  7. Não centralize seu marketing no escritório. Utilize o seu smartphone para gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, postar fotos e fomentar a sua comunicação;
  8. Conheça o seu público-alvo de verdade (o que ele pensa, sites que acessa, o que faz quando não está comprando algo da minha empresa);
  9. Defina objetivos práticos de marketing digital (quantos seguidores em quanto tempo, quantos acessos em cada página, quantas vendas precisa fazer para justificar o investimento);
  10. Organize e unifique a sua comunicação (é muito comum falar uma coisa em cada mídia online);
  11. Dê voz ao seu público com pesquisas e leve em consideração cada opinião;
  12. Preze pela qualidade máxima e transparência (mentir na internet nunca é uma boa ideia para empresas de todos os tamanhos);
  13. Transforme desafios em oportunidades sendo criativo.

Dica Bônus: Inbound marketing para micro e pequenas empresas

O inbound é o marketing de atração. Nele, em vez de empurrar anúncios que muitas vezes não obtém sucesso, sua empresa cria conteúdos como vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Assim, os seus clientes vêm até você de forma espontânea.

Conteúdos certamente são uma ótima forma de criar e fortalecer a presença on-line. O chamado Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a marca prestar uma informação útil ao seu público-alvo, como já fazem diversos players. Outra prática comum é ajudar os internautas em problemas específicos, que a empresa pode resolver. É uma forma de criar autoridade em determinado segmento.

Para uma empresa com orçamento de marketing reduzido, o bom posicionamento e presença on-line pode ser a forma de competir com os grandes.  E já existem diversos serviços especializados em criar conteúdo corporativo, como as soluções da Ono Digital.


Conclusão sobre o Marketing para Micro e Pequenas Empresas

A internet é uma arma poderosíssima, mesmo em tempos de crise. Hoje, existem 168 milhões de smartphones com acesso à internet. Isso significa que quase com certeza o seu público está online e disponível para um relacionamento com sua empresa. Para isso, você precisa estar na internet, no lugar certo, com a mensagem certa e a solução certa.

É muito importante conhecer as ferramentas, ter tempo para planejamento e execução das ações. Neste contexto, entram as soluções para Marketing Digital que nós oferecemos. Aliadas para as companhias aumentarem a credibilidade, fortalecer a marca e vender mais na web. Ao contratar uma agência, você delega a comunicação da sua empresa para um especialista. Assim, você foca apenas em crescer a operação do seu negócio. E essa é uma boa ideia não é mesmo?

Quer bater um papo sobre tudo isso? Chame-nos no chat logo abaixo, ou no WhatsApp no topo do nosso site, e se preferir também pode deixar uma mensagem no formulário abaixo.

Sobre o autor
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