Como ter a melhor loja virtual: São José do Rio Preto e Catanduva

Como ter a melhor loja virtual: São José do Rio Preto e Catanduva

Se você está lendo este artigo é porque provavelmente você quer saber o que precisa fazer para ter a melhor loja virtual. Cerca de 23 milhões de brasileiros compraram na internet em 2010. Segundo a consultoria e-bit, as vendas online movimentaram R$ 14,8 bilhões, crescendo 40% em relação ao ano anterior. Para este ano, a previsão é de mais 30% de crescimento, elevando o faturamento do setor para R$ 20 bilhões.

Quer aproveitar uma fatia deste bolo? Leia atentamente este artigo.

Você precisa definir o segmento do seu negócio

O primeiro passo é escolher o tipo de produto que será oferecido na sua loja. Enquanto os grandes varejistas da web apostam em um variado portfólio, para um pequeno empresário pode ser mais vantajoso escolher um nicho mais específico. Isso facilitará as negociações com fornecedores e criará uma identidade mais clara para os clientes. Um bom caminho é começar com algum produto ou área sobre o qual você já possua algum conhecimento. Dica: comece com algo que você domine.

Entenda sua demanda

Certifique-se de que há demanda para os produtos que você planeja vender. Outro fator importante a considerar é a sazonalidade. Produtos específicos, como ovos de páscoa, por exemplo, só terão saída em determinadas épocas do ano, portanto é fundamental levar em conta a variação na demanda na hora definir o mix de produtos e planejar o estoque.

É necessário ter planejamento

Ter um bom planejamento é a regra de ouro para qualquer empreendedor de sucesso e no comércio eletrônico não é diferente. Antes de começar o negócio, é fundamental colocar no papel todas as provisões de gastos, recursos necessários para colocar a empresa em funcionamento e futuras receitas. Mapear os fornecedores, parceiros e clientes também uma etapa fundamental do processo. Para quem quer abrir uma loja virtual, aspectos como estoque e logística tornam-se ainda mais importantes.

É importante estar estruturado para absorver a demanda, pois se o cliente tiver uma primeira experiência ruim, não voltará mais. Sem um planejamento prévio, o empreendedor pode ser sufocado pelas tarefas do dia-a-dia, perdendo inclusive a oportunidade de crescer. Os pedidos aumentam, ele começa a correr no banco, no Correio, comprar embalagem e não tem tempo para parar e fazer o cálculo correto de estoque ou buscar alguém para ajudar na logística.

Para quem está começando, é importante buscar cursos que ajudem a desenvolver as habilidades necessárias para administrar melhor o negócio.


Invista em competitividade

Somente dentro do MercadoLivre, há mais de 3,8 milhões de vendedores. Claro que muitos deles são pessoas físicas, mas o número dá uma boa ideia do volume de competidores que uma loja online pode enfrentar. Para sobreviver neste mercado, é preciso se destacar. A qualidade é uma arma importante.

Você precisa: Ter bons fornecedores, boas ferramentas tecnológicas, uma logística bem estruturada, um rígido controle do estoque e preço competitivo – tudo isso vai impactar o seu resultado final.

Outra forma de se diferenciar é oferecer algo a mais que os concorrentes. Se você vende um eletrônico, como uma TV de tela plana, por exemplo, é possível agregar serviços, como a venda de um suporte ou instalação do produto. Outra possibilidade é oferecer vantagens adicionais na hora da compra, como parcelamento facilitado ou frete gratuito.

Relacione-se com o seu cliente

A falta de contato físico nas negociações online exige que o vendedor seja ainda mais atencioso com o cliente. É preciso conquistar a sua confiança, oferecendo canais diretos para que ele possa tirar todas as suas dúvidas prontamente antes de efetuar a compra. Para ajudar nesta questão, a dica é sempre fornecer um telefone fixo.

Ter uma ferramenta que permita acompanhar o andamento do pedido e ter políticas de troca e devolução bem claras também é fundamental para tranqüilizar o comprador. Quando falamos de vendas online, você precisa se envolver muito mais com o cliente do que em uma loja física.

E não é só o pré-venda que conta. Manter um bom relacionamento com o cliente após a negociação também é fundamental para garantir que ele volte.

Seus serviços devem ser impecáveis

O sucesso de um negócio online depende muito da capacidade do empreendedor de gerenciar seu estoque e os contratos com fornecedores para garantir que os produtos oferecidos no site estejam sempre disponíveis. Outro elemento fundamental é a logística de entrega. É preciso desenvolver canais eficazes que garantam que o produto vá chegar à casa do comprador no prazo combinado, sem atrasos, e dentro dos custos previstos. Qualquer experiência negativa pode significar um ponto final no relacionamento com o cliente.


Os meios de pagamento devem ser muito bem analisados

Oferecer meios de pagamento eficientes e seguros é outro ponto crucial para o sucesso de qualquer loja virtual. A variedade de opções de pagamento também é importante para conquistar o consumidor. Para quem está começando, isso pode ser um desafio, pois exige negociações com cada um dos operadores de meios de pagamento.

Utilize as tecnologias adequadas

O mecanismo por trás de uma loja virtual pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades específicas e complexidade de cada negócio, mas isso pode implicar em um custo alto de mais para quem está começando. Há, no entanto, opções “prontas” para quem quer ingressar no setor. A Ono Digital conta com várias soluções para lojas virtuais, desde plataforma até marketing.

Crie uma boa estratégia de marketing

Quando sua loja virtual estiver pronta, é importante traçar estratégias para atrair os internautas até ela. Se você acha que basta ter uma URL que o comprador vai chegar até lá, você está muito enganado. Os links patrocinados e anúncios em outros sites são um caminho para promover o negócio. Assim como no mundo offline, não adianta ter a melhor loja se ninguém entra lá. Conheça nossas ferramentas de marketing que podem auxiliar nessa tarefa.

Sucesso na sua jornada =)

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