Agência de publicidade ou agência de marketing digital?

Agência de publicidade ou agência de marketing digital?

Todo negócio precisa de marketing para tornar-se conhecido e alcançar os resultados esperados. Um questão que pode te colocar em dúvida é: contratar uma agência de publicidade ou de marketing digital?

Sem dúvida, esse é o principal questionamento para aqueles que entenderam a importância do marketing digital. Por isso, o objetivo desse post é elencar quais são os fatores que devem ser considerados na hora de escolher uma agência.

No mundo atual, o que não falta são ferramentas e estratégias utilizadas pelas empresas para aumentar o número de vendas e a atração de visitantes para o seu negócio. Marketing Digital é uma das ferramentas existentes mais eficazes. Sem ele é praticamente impossível fazer uma empresa alavancar as vendas e aumentar a visibilidade. O motivo é simples: hoje em dia, todo o mundo pesquisa por produtos e serviços online. Mas afinal, qual é a diferença entre Publicidade e Marketing Digital? E a Propaganda?

O Marketing Digital, a Publicidade e a Propaganda são muito utilizados no mercado. Porém, para começar a distinguir cada um dos termos, vamos a uma rápida análise:

O conceito de Agência de Marketing Digital é ainda bastante novo se comparado com toda a trajetória do mercado publicitário. Além disso, essa estratégia tem chamado atenção devido à sua efetividade, muito relacionada com as mudanças de comportamento do consumidor.

As tradicionais Agências de Publicidade são especialistas em estratégias e divulgações em canais off-line, como TVs, jornais e impressos. Isso significa que, tanto o poder de investimento, quanto a forma de planejar para os seus clientes são diferentes.

Empresas que investem em mídias off-line, normalmente, possuem budgets bastante “gordos”. Por isso, apostam nesse tipo de estratégia já que os resultados não precisam estar diretamente atrelados ao investimento.

Nesses casos, o objetivo costuma ser o Branding. Ou seja, manter a lembrança de marca, percepção de qualidade, reforçar ou formar a personalidade da marca, entre outros pontos. Estas, normalmente são empresas de varejo, com grande volume de vendas e com grande abrangência de mercado.

Também é importante considerar que um plano de divulgação em meios tradicionais é muito diferente de uma estratégia de Marketing Digital. O ROI (retorno sobre o investimento), por exemplo, não é um requisito indispensável, mas sim, os números da audiência do programa em questão.

Por fim, realizar uma campanha publicitária costuma envolver custos maiores do que uma estratégia digital, além de ser mais efêmera. Enquanto na TV e revista você paga por um espaço de tempo independentemente deste ser visto ou não; no universo digital você paga apenas pelas visualizações e cliques efetivamente recebidos.

Para ficar mais fácil de visualizar, imagine os custos relacionados à produção de um comercial para a TV. Depois, reflita sobre a quantidade de leads que essa iniciativa trará de forma direta para a sua empresa. Com esse cenário, começará a entender a diferença básica entre os dois tipos de estratégia.

MARKETING DIGITAL VS. MARKETING TRADICIONAL – Qual é a verdadeira realidade?

Outro ponto que é bastante importante de ser considerado é o fato de que o Marketing tradicional está perdendo força.

consumidor não gosta de ser interrompido no meio de sua atividade de lazer para ver comerciais de produtos. Ao contrário, as pessoas desejam cada vez mais conteúdo que realmente faça a diferença e as ajudem a resolver problemas.

E é exatamente por isso que o Marketing Digital e, principalmente, o Inbound Marketing ganharam tanta força nos últimos anos. Afinal, uma estratégia que traz resultados comprovados e a longo prazo dificilmente passaria desapercebida.

Além disso, o Marketing Digital oferece algumas vantagens bastante atrativas para empresas menores. Principalmente aquelas que não conseguem apostar todas as fichas no modelo tradicional para divulgar seus produtos e serviços.

AS VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

A primeira vantagem é a segmentação. É possível definir com muita precisão os perfis e os nichos de públicos que devem ser impactados com a comunicação.

Na TV, você costuma falar com grupos mais abrangentes, como por exemplo mulheres ou jovens. Nos meios digitais é possível encontrar públicos com interesses muito mais específicos. Quer um exemplo? Os amantes da cultura geek, que possuem entre 16 aos 18 anos e que moram no interior de São Paulo.

Outro benefício do Marketing Digital é o fato de que é possível mensurar todas as ações em tempo real. Com isso, você pode otimizar os investimentos e aproveitar as oportunidades com agilidade. Nos meios tradicionais, além de não ser viável entender o impacto que do seu anúncio, é praticamente impossível mudar uma comunicação tão rápido.

Por fim, vale dizer que o Marketing Digital permite reduzir investimentos com divulgações e potencializar o retorno. Pense que veicular um plano de mídia em grandes emissoras vai demandar um alto investimento da sua empresa. Ao contrário, criar campanhas no Google e nas redes sociais, por exemplo, vai custar exatamente o quanto você determinar.

Some essa flexibilidade de investimentos à facilidade em mensurar os resultados que você terá a receita do sucesso para potencializar o ROI. Com o Marketing Digital, você conseguirá muito mais retorno sem precisar, necessariamente, dispor de verbas de mídia cada vez mais altas!

Entre em contato conosco para saber nossas estratégias de marketing e como elas podem auxiliar seu negócio.

 

Sobre o autor
Ono Digital
Somos uma empresa de soluções digitais que desenvolve serviços de tecnologia. Seríamos mais uma empresa de TI se não acreditássemos que há 278 maneiras criativas de usar um clip de papel, ou 157 maneiras incríveis de fazer diferente o que todos fazem igual. Queremos inovar.
WhatsApp chat