Desenvolvimento de loja virtual em São José do Rio Preto e Catanduva

Desenvolvimento de loja virtual em São José do Rio Preto e Catanduva

Loja física ou e-commerce? Até pouco tempo atrás, essa dúvida na cabeça de gestores e diretores comerciais parecia pender para um futuro exclusivo de lojas virtuais.

Loja física e loja virtual juntas como tendência

No meio de 2017, a marca de moda feminina Amaro abriu uma loja na famosa Oscar Freire, em São Paulo. Até aí, seria apenas mais uma inauguração digna de uma pequena nota local. Mas o que chama a atenção é que a empresa apostou em uma loja de rua depois de anos se consolidando no mercado de e-commerce.

O mesmo já havia ocorrido com a Natura, uma empresa que começou com o modelo de consultores, investiu no mercado online e hoje expande o seu negócio para lojas físicas.

Esse tipo de estratégia é chamado de Guide Shop e a tendência vem se popularizando no mundo inteiro. Guide Shops são lojas enxutas e completamente integradas com o comércio online. O cliente pode experimentar o produto no local e comprar pelo site, ou realizar a compra para depois retirar em mãos sem a necessidade de pagar frete.

Mas por que, com o fortalecimento e crescimento do mercado digital, empresas estão apostando em uma junção dos dois modelos? Vamos discutir um pouco mais sobre isso a seguir.

Por que investir nos dois modos de venda?

O segmento da moda foi o primeiro a aproveitar essa tendência pela própria natureza de seu negócio: pessoas gostam de experimentar antes de comprar.

Mas isso não impede que empresas de todos os ramos do comércio possam usufruir das mesmas vantagens na fidelização, aumento do ticket médio e, principalmente, fortalecimento da relação entre cliente e marca. Veja como você e o seu cliente se beneficiam:

Vantagens para a empresa

Para o seu negócio, investir na integração entre loja física e e-commerce é uma forma de abraçar um público maior e refinar sua comunicação entre diversos perfis de consumidor.

A loja virtual geralmente funciona como um portal de recebimento de clientes, que têm o primeiro contato com a sua marca mesmo que não se sintam à vontade para seguir o processo de compra até o final. Da mesma forma, a loja de rua é um chamariz para compras por impulso e geralmente tem ticket médio superior ao da venda online.

A união desses dois modelos é capaz de trazer as vantagens de ambos ao mesmo tempo para sua empresa, como se fosse uma captação e nutrição de leads. Você consegue usar o e-commerce para atrair e converter, enquanto a presença da loja física fideliza e aumenta o seu faturamento.

Vantagens para os clientes

Para clientes, a vantagem de ter os dois modelos de compra integrados é uma comodidade extra, tanto para não pagar frete (diminuindo assim o tempo entre a compra e o recebimento) quanto para os indecisos que preferem ter o produto em mãos antes de se decidir. Essa experiência particular agrega muito à jornada de compra e, por consequência, ao valor da sua marca.

Omnichannel como forma de abraçar um público maior

Além da comodidade na hora de comprar, existe outra grande vantagem de aliar lojas físicas ao e-commerce: uma forma bem mais completa de se comunicar com o público.

A estratégia, chamada de Omnichannel, busca a não diferenciação de lojas físicas para as virtuais, uma abordagem focada na experiência do consumidor, independentemente do canal que ele utilize para realizar sua jornada. Dessa forma, é possível converter até aqueles clientes mais difíceis, que recebem sua promoção por e-mail, mas não se sentem seguros em comprar online ou não estão disponíveis para receber o produto em casa.

Integrar a comunicação no site e na rua também dá mais valor às informações que você tem à disposição sobre o seu público. Você tem uma abrangência maior de hábitos, perfil de visitantes no site e na loja, padrões de compra e conteúdos que interessam cada segmento dentro de sua base.

Com metragens mais diretas e objetivas, você consegue tratar os clientes de forma mais personalizada, aliando promoções na loja virtual e ações na Guide Shop para engajar mais o público. O atendimento direcionado é um grande diferencial na satisfação e fidelização do cliente e, nesse sentido, o Omnichannel é um ciclo virtuoso para coletar informações e utilizá-las em campanhas cada vez mais eficientes.

Erros que você não pode cometer

Se você já está pensando ou executando essa estratégia, é importante ter em mente também que não basta sair fazendo. Uma integração só é eficiente quando feita de forma plena — do contrário, pode causar ainda mais dor de cabeça. Veja os maiores erros que tornam a junção entre loja virtual e loja de rua uma experiência quebrada e frustrante:

Ter um e-commerce ou loja de rua só por ter

Planejamento é essencial para seguir essa tendência, principalmente se você busca os benefícios do Omnichannel. É por isso que não dá para entrar de qualquer jeito e criar seu e-commerce ou loja física sem pensar em como as duas coisas se conectarão lá na frente.

Quando isso acontece, fica muito difícil fazer a gestão da base de clientes nos dois canais, porque não há um sistema que integre as informações e os use de forma inteligente e otimizada. É, basicamente, uma oportunidade perdida e dinheiro desperdiçado.

Ter quebra de informação entre equipes

Para a estratégia funcionar, é essencial que as equipes tanto da loja de rua quanto da loja virtual estejam em sintonia e integradas em um sistema único de dados.

Quando a empresa tem ruídos ou não consegue cruzar os dados nas duas frentes, oportunidades de fidelização são perdidas, podendo levar até à quebra de confiança entre a marca e o cliente.

Não alinhar a comunicação

Isso acontece porque, em um Omnichannel mal gerido, o cliente chega na loja física buscando uma promoção que recebeu por e-mail marketing e não encontra o produto.

Se ele recebe um voucher que dá direito a retirar um brinde na loja, mas, quando chega, a vendedora não sabe do que se trata, a sua imagem se torna muito negativa. Não só seu banco de dados deve ser unificado, como toda a equipe precisa estar sempre a par do que acontece, tanto online como no ponto de vendas.

Ou seja, ter um e-commerce e uma loja física para o seu negócio não é apenas uma questão de presença, mas de comunicação, fidelização e alcance de marca. A tendência é uma boa oportunidade apenas se sua estratégia for clara e objetiva, de preferência com a ajuda de parcerias especializadas nesse tipo de implementação (conte com a Ono Digital para isso).

O que você está esperando para colocar essa ideia em prática?  Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo ou pela página de contato em nosso site e vamos bater um papo sobre o seu projeto.

Sobre o autor
Ono Digital
Somos uma empresa de soluções digitais que desenvolve serviços de tecnologia. Seríamos mais uma empresa de TI se não acreditássemos que há 278 maneiras criativas de usar um clip de papel, ou 157 maneiras incríveis de fazer diferente o que todos fazem igual. Queremos inovar.
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